A terceira temporada do Narrativas, o podcast da CARAMBAIA, começa com o episódio sobre clubes de leitura e de assinatura. Os clubes de leitura ganharam destaque no Brasil ano passado, quando a pandemia do coronavírus obrigou a população a passar mais tempo em suas casas. Mesmo com o mercado literário em crise, os encontros virtuais para discutir um livro aumentaram significativamente e mostraram que, apesar da leitura ser um ato solitário, o compartilhamento de impressões sobre tal livro pode ser muito enriquecedor.

 

Convidamos três mulheres para falar desse assunto. Patricia Ditolvo é arquiteta e graduada em Letras, moradora de São Paulo. Patricia é uma acumuladora de livros e mediadora de clubes de leitura. Durante a pandemia, criou o perfil no Instagram Críticas Instantâneas, em que fala de suas experiências literárias e organiza leituras compartilhadas.

 

Da Bahia, convidamos Adriele Regine e Evelyn Sacramento, fundadoras do Lendo Mulheres Negras. O clube, criado em 2016, surgiu a partir da busca por narrativas de  mulheres negras dentro da universidade. Ambas são pesquisadoras e mestras em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

 

O episódio conta também com uma entrevista com Gustavo Lembert, CEO da Tag Livros, o maior clube de assinaturas de livros do país. Criado em 2014, o clube já tem mais de 50 mil assinantes e vem expandindo sua atuação para diferentes públicos com a intenção de estimular ainda mais o hábito da leitura.

 

O programa foi gravado em dezembro de 2020 de forma remota. Por isso, o áudio apresenta falhas em alguns momentos. A apresentação é de Fabiano Curi e Graziella Beting, editores da CARAMBAIA. A produção é da Clara Dias e a edição é de Leandro Iamin, do estúdio Central 3. A trilha sonora é de Bruno Beting.

 

 

Ao longo da conversa foram citados os seguintes livros, clubes, livrarias...

 

Livros

Kindred, laços de sangue, de Octavia Butler

Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus

Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

O Mágico de Oz, de L. Frank Baum

 

Autoras

Carla Akotirene

Angela Davis

Conceição Evaristo

Ann Petry (será publicada pela CARAMBAIA em 2021)

Tatiana Nascimento

 

Livrarias

Mandarina

Megafauna

Cultura

Amazon

 

Clubes

Lendo Mulheres Negras

Tag Livros

Escrevedeira

Círculo do Livro

 

Disco

Bom mesmo é estar debaixo d'água, de Luedji Luna

 

Show

Encontros Históricos  – Jazz Sinfônica Brasil

 

Aplicativo

Cabeceira