O brasileiro não lê, pelo menos é o que diz o senso comum. Ainda mais tendo de disputar com outros tipos de entretenimento, como séries e filmes, e meios digitais (celulares, sobretudo) o tempo disponível das pessoas. Mas será mesmo verdade? O Narrativas, o podcast da CARAMBAIA, passou as últimas semanas investigando esse assunto e preparou uma série de episódios sobre o perfil do leitor brasileiro. 

 

No primeiro, nosso editor Fabiano Curi entrevistou Zoara Failla, socióloga formada pela Unesp e coordenadora da área de projetos do Instituto Pró-livro. O Instituto é responsável por organizar a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que já está na sua quarta edição e investiga os hábitos de leitura dos brasileiros. 

 

A última pesquisa, realizada em 2015, aponta que 43% dos leitores entrevistados não lê mais por falta de tempo, mas gostaria. Mesmo assim, entre os passatempos citados pelos entrevistados, ler um livro (seja em papel ou digital) aparece atrás de assistir televisão ou filme, ouvir música, usar Whatsapp ou, até mesmo, ler jornal. Os dados estão disponíveis no site do Instituto -- www.prolivro.org.br.

 

Ana Lima Cecilio, editora da CARAMBAIA, conversou com Blandina Franco, autora de livros infantis, Cristiane Rogério, jornalista e pesquisadora da área, e Isabel Lopes Coelho, editora da FTD, sobre a formação dos leitores no segundo episódio. E, por fim, Fabiano bateu um papo com Renato Moriconi, autor de diversos livros infantis, sobre o consumo de diferentes narrativas e como isso impacta na leitura. Os episódios serão divulgados semanalmente. 

 

 

O primeiro episódio da série sobre o perfil do leitor brasileiro foi gravado no estúdio da Central3, em São Paulo, em 29 de maio. O Narrativas tem produção de Clara Dias e é editado por Leandro Iamin.

 

Se quiser fazer algum comentário sobre esse episódio ou deixar uma sugestão sobre o podcast, acesse este formulário:  http://bit.ly/podcast-narrativas. Vamos gostar de ler sua opinião.