Descrição

De quem é a culpa? e Canção sem palavras, novelas de Sófia Tolstaia, fazem um diálogo com Sonata Kreutzer, uma das obras mais famosas e perturbadoras de seu esposo e escritor, o russo Lev Tolstói  

É conhecida a história conturbada do casamento entre Lev Tolstói e Sófia Tolstaia. Ambos mantiveram diários, mas a voz de Sófia, no entanto, só veio à tona nas últimas décadas, por meio de duas novelas que escreveu – De quem é a culpa? (publicada em 1994) e Canção sem palavras (2010). As duas obras têm sua primeira tradução no Brasil, feita por Irineu Franco Perpetuo.

Em De quem é a culpa?, Sófia Tolstaia estabelece um diálogo direto com Sonata Kreutzer, discutindo temas presentes na novela do marido: a natureza do amor, a paixão, o ciúme e as complicações da vida em família. Por sua vez, Canção sem palavras acrescenta a esses temas o poder da música sobre o temperamento humano.

Autor(a)

Sófia Tolstaia (1844-1919) casou-se em 1962 com Lev Tolstói, filha de um médico da corte czarista. Juntos tiveram 13 filhos, dos quais 5 faleceram ainda crianças. Um pouco antes de seu casamento, Tolstói entregou a Sófia seus diários, em que descrevia sua intensa vida sexual quando solteiro, incluindo um filho que tivera com uma das empregadas de sua propriedade. Marido e mulher estabeleceram uma parceria também intelectual e Sófia foi copista de Guerra e paz, reescrevendo o manuscrito sete vezes. Também era fotógrafa e registrou muitos momentos em família.

O casal viveu inúmeras crises, muitas delas resultantes do radicalismo das posturas espirituais, filosóficas e sexuais de Tolstói, que queria doar a propriedade da família e abrir mão dos direitos autorais de suas obras. Cada vez mais, ele se afastava da literatura e voltava-se para seus escritos doutrinários.

Em 1910, aos 82 anos, Tolstói deixa a casa familiar, sendo acompanhado por seu médico e uma das filhas. Morre dez dias depois numa estação ferroviária. Sófia permanece na propriedade, atravessa os conflitos da Revolução de 1917 e morre dois anos mais tarde.

Ficha Técnica

Informação Adicional

PDF primeiras páginas N/A
Dimensão (cm) Não
Peso (g) Não
Ano de Publicação 2022
Número de Páginas Não
Encadernação e Acabamento Não
ISBN 978-65-86398-89-2
Escritor(a) Sófia Tolstaia
Tradutor(a) Irineu Franco Perpetuo
Ensaísta(s) Irineu Franco Perpetuo, Mário Luiz Frungillo
Designer Não
Ilustrador(a) Não
Idioma Original Russo
tradutor_ensaio Não

Formas de Pagamento

formas de pagamento

Livro Acessível

Selos de Segurança

selo segurança - site seguro

Aguarde...

ou
ou