Descrição

Ganhador do prestigiado Women's Prize de não ficção 2024

Em Doppelgänger – uma viagem através do Mundo-Espelho, seu livro mais recente, a escritora e jornalista canadense Naomi Klein faz uma investigação de fôlego no submundo online da desinformação e das teorias conspiratórias. Autora de vários best-sellers e traduzida em mais de trinta países, ela analisa como funciona essa realidade paralela, um mundo-espelho no qual as pessoas embarcam em uma teia de supostas verdades facilmente contestáveis e assumem discursos fanáticos, geralmente ligados à extrema-direita, repletos de violência e paranoia, fazendo a polarização das redes sociais se expandir para diversas outras esferas da sociedade.

Intelectual de esquerda e anticapitalista, como se apresenta, Naomi Klein é ativista na defesa das causas sociais e climáticas. No livro, ela usa, como ponto de partida de sua vasta análise, a confusão existente entre seu nome e o de seu “duplo” – ou doppelgänger –, Naomi Wolf. Jornalista e autora de uma obra relevante para o feminismo nos anos 1990, essa “outra Naomi” tornou-se, nos últimos anos, uma das vozes da extrema-direita dos Estados Unidos. Wolf atua como difusora de teorias da conspiração das mais variadas, durante a pandemia mundial da covid assumiu-se negacionista, fez intensas campanhas antivacina, a ponto de acabar banida de redes sociais.

Se partilham do mesmo nome, têm sobrenomes de origem judaica e até maridos que atuam na mesma área, com nome igualmente parecidos, as duas não poderiam ser mais diferentes. É por isso que Klein passou do estágio de, em um primeiro momento, ignorar e até se divertir com a confusão entre ela e sua sósia, até começar a obsessivamente observá-la, ouvindo horas e horas do podcast de Steve Bannon, do qual sua sósia participava. A partir desse mergulho, que ela compara à queda no buraco de Alice no país das maravilhas, ela discorre sobre esse mundo-espelho, no qual “a conspiração é realidade, ficção é fato, esquerda é direita e você pode até não reconhecer a si mesmo”.

A “cultura doppelgänger” é o ângulo através do qual a autora estabelece sua envolvente narrativa, entrelaçando temas aparentemente tão diversos como a cultura digital e a luta antirracista, os esquecidos do capitalismo e as verdadeiras conspirações que levaram a golpes de Estado, a covid, as vacinas e um relato pessoal sobre seu filho neuroatípico, suas origens judias e o conflito Israel-Palestina ao longo dos anos, a postura da esquerda diante do avanço mundial da extrema-direita, o surgimento do nazismo e os genocídios históricos ligados à colonização das Américas e da África, a fúria beligerante que assola várias regiões do mundo hoje.

Doppelgänger é o nono livro escrito por Klein, e também o mais pessoal. Após o lançamento, ele entrou imediatamente na lista dos mais vendidos do New York Times, sucesso que se repetiu nos mais de dez países em que já foi publicado. No final de 2023 entrou em listas dos melhores livros lançados no ano pelos críticos de jornais como New York Times e The Guardian. Em 2024 ganhou o Pacific Northwest Book Award, foi finalista do Writer’s Prize na Inglaterra e ganhou o prestigioso Women's Prize de Não Ficção em junho de 2024. 

Nascida no Canadá em 1970, Naomi Klein é jornalista e professora de Justiça Climática na Universidade da Colúmbia Britânica, onde vive com marido e filho. Mantém atualmente uma coluna regular no jornal The Guardian, é publicada em diversos outros jornais internacionais e aparece regularmente em programas de televisão como comentarista, sobretudo recentemente falando sobre a guerra em Gaza.

A edição da CARAMBAIA tem tradução de Renato Marques e conta com posfácio do filósofo e professor da PUC-Rio Rodrigo Nunes.

Ficha Técnica

Informação Adicional

Ocultar preço Sim
PDF primeiras páginas N/A
Dimensão (cm)
Peso (g)
Ano de Publicação 2024
Número de Páginas
Encadernação e Acabamento
ISBN
Escritor(a) Naomi Klein
Tradutor(a) Renato Marques
Ensaísta(s)
Designer
Ilustrador(a)
Idioma Original Inglês
tradutor ensaio

Formas de Pagamento

formas de pagamento

Livro Acessível

Selos de Segurança

selo segurança - site seguro

Aguarde...

ou
ou