Descrição

A edição mais completa sobre a obra de João do Rio já lançada no Brasil. 

Crônica, Folhetim, Teatro reúne uma seleção de crônicas, reportagens, contos, entrevistas, peças, sainetes, folhetins e artigos produzidos por João do Rio entre 1899 e 1919. Um material raro que, em sua grande maioria, nunca havia sido publicado em livro – e passou mais de 100 anos guardado em arquivos e bibliotecas.

João do Rio, pseudônimo mais conhecido de Paulo Barreto (1881-1921), trabalhou a vida toda em jornais e revistas. Nesse ambiente, ele foi pioneiro não só por atuar como repórter e sair às ruas em busca de material para seus textos, mas também por levar para os jornais uma escrita que mesclava ficção e realidade, literatura e reportagem. Assim, mudou o modo de fazer jornalismo e ajudou a fundar a crônica moderna. Mas não só. Além de cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, costumes, política. Para dar conta de todas essas facetas, o volume Crônica, Folhetim, Teatro, lançado pela Coleção Acervo, é dividido em três partes.  

Na primeira, uma seleção inédita de suas melhores crônicas, que dão um panorama do material diversificado que o autor publicou em vida. De emocionantes descrições de como vivia a parcela mais humilde da sociedade a hilárias descrições da gente que encontrava nas ruas, passando pelo glamour e requinte da alta sociedade que se empenhava em parecer chic na Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX.

Na segunda parte, publicamos seu único romance, A profissão de Jacques Pedreira, que começou a ser publicado em folhetim, mas logo foi suspenso. O motivo? O texto traz uma grande sátira da elite brasileira num roman à clef, no qual muitos poderosos se reconheceram. E o jornal que o publicava não quis correr riscos e criar inimizades. Também publicado em folhetim está o emocionante diário de João Cândido, o famoso Almirante Negro, de quem João do Rio foi uma espécie de ghost writer. Ele conta os bastidores da Revolta da Chibata, da qual foi o líder, e as execráveis condições de sua detenção.

Por fim, uma parcela menos conhecida (hoje em dia) de sua produção: a dramaturgia. Montamos uma seleção de divertidíssimas peças escritas por ele que mostram como não importava o gênero, o autor mantinha seu olhar e sua verve de cronista social, expondo a sociedade carioca da Belle Époque como ninguém. 

O escritor que conquistou uma vaga na Academia Brasileira de Letras aos 29 anos – depois da terceira tentativa – era um personagem de múltiplas facetas. Usou sua pena para denunciar a miséria, tornou-se porta-voz do povo humilde que não tinha espaço na imprensa, como os pescadores e aqueles que perdiam suas casas e tinham de se instalar nos morros, quando isso ainda era novidade. Ao mesmo tempo, destilou preconceito e distribuiu provocações e comentários maldosos para outras pessoas.  Acompanhando as transformações da capital naqueles primeiros anos de República, João do Rio foi também o cronista dos salões e recepções elegantes da alta roda – a elite que tentava se sofisticar e imitar os estrangeiros. Vestia-se como um dândi, com um fraque verde combinando com a bengala, cartola e monóculo, mesmo sob o calor de 40 graus da então capital federal.

João do Rio percorreu o mundo, colecionou admiradores e desafetos. Provocador, frequentador da alta e da baixa sociedade, era obeso, mestiço e homossexual – características pelas quais era frequentemente atacado. Vítima de um ataque cardíaco que o impediu de completar 40 anos, ele deixou 25 livros e mais de 2.500 textos publicados em jornais e revistas.

 


Sobre a coleção

Esta edição tem o acabamento dos primeiros volumes da Coleção Acervo. Com projeto de design assinado pelo estúdio Bloco Gráfico, o livro tem encadernação do tipo brochura, formato 13x20 cm, e utiliza papéis especiais e certificados, como o escocês Pop Set Black 320 g/m2 na capa. Outro detalhe do volume é a inclusão de um fitilho, detalhe tradicional de livros de capa dura, bordado com o logo do Acervo.

O livro conta com textos de apoio de Graziella Beting, pesquisadora da obra de João do Rio.

Autor(a)

João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, costumes, política.

Ele foi pioneiro como repórter e criou um estilo de texto híbrido de literatura e reportagem, ficção e realidade. Mudou o modo de fazer jornalismo e ajudou a fundar a crônica moderna. O escritor que conquistou uma vaga na Academia Brasileira de Letras aos 29 anos era um personagem de múltiplas facetas. Usou sua pena para denunciar a miséria, foi porta-voz do povo humilde, que não tinha espaço na imprensa. Inovou ao deixar a redação do jornal e ir para a rua, subir o morro e percorrer os subterrâneos da cidade, para revelar a seu leitor um Rio de Janeiro desconhecido. Ao mesmo tempo, acompanhando as transformações da capital, que vivia, naqueles primeiros anos de República, a fase de sua Belle Époque, João do Rio foi também o cronista dos salões e recepções elegantes da alta roda – a elite que tentava se sofisticar e imitar os estrangeiros.

João do Rio percorreu o mundo, colecionou admiradores e desafetos. Gordo, mestiço e homossexual, vestia-se como um dândi – com, por exemplo, um fraque verde combinando com a bengala, cartola e monóculo. Vítima de um ataque cardíaco que o impediu de completar 40 anos, ele deixou 25 livros e mais de 2.500 textos publicados em jornais e revistas.

 

Ficha Técnica

Informação Adicional

PDF primeiras páginas Clique aqui para visualizar
Dimensão (cm) 13 x 20 x 3,5
Peso (g) 576
Ano de Publicação 2019
Número de Páginas 544
Encadernação e Acabamento Brochura com fitilho
ISBN 978-85-69002-55-0
Escritor(a) João do Rio
Tradutor(a)
Ensaísta(s) Graziella Beting
Designer Bloco Gráfico
Ilustrador(a)
Idioma Original Português
tradutor ensaio

Saiu na Imprensa

“Sob a caneta de João do Rio se delinearam características marcantes do carioca. Seu gosto por espiar à janela, por exemplo – detectado pelo estrangeiro que passeava de carro com o jornalista pela Avenida Beira-Mar –, anteciparia a poderosa cultura da telenovela, nascida no Rio nos anos 1960 e exportada para o mundo como traço indelével da sociedade brasileira.”
Paula Alzugaray, Revista Select, 03/05/2016

“O conjunto que ficou mais conhecido da obra de João do Rio foram suas crônicas-reportagens. Elas são muito bem-escritas, vivazes e competentes como documentos da belle époque brasileira, cuja síntese foi, sem dúvida, a capital federal, com seu afã de desenvolvimento e afetação de costumes.”
Adriana Dória Matos, Revista Continente - Edição 185, 05/2016

“Dito "o pai da crônica", este gênero tão afeito à nossa proverbial preguiça e talento para o papo furado, João do Rio é agraciado com uma caixa reunindo seus principais escritos. A bela edição da Carambaia junta não só as crônicas do jornalista carioca, como também seu teatro e seu folhetim.”
Ronaldo Bressane, Folha de S.Paulo, 27/02/2016

Graziella Beting conversa com MK sobre a história de João do Rio
Redação, Metrópole (Metro1), 25/01/2016

“As três coletâneas que compõem a caixa — “Crônica”, “Folhetim” e “Teatro” — resgatam textos que só saíram na imprensa na época em que foram concluídos, além de escritos incluídos pelo jornalista nos 25 livros que publicou em vida, entre crônicas, romances e textos de teatro produzidos entre 1899 e 1919. Muitos deles ficaram mais de cem anos esquecidos nas coleções de jornais antigos das bibliotecas e arquivos.”
Alessandro Giannini, O Globo, 24/11/2015

“Para fazer jus à relação de João do Rio com a cidade que carrega no nome, a Carambaia contratou para elaborar a caixa um escritório de arquitetura, a Una Muniz Viégas Arquitetos, que nunca havia se aventurado na área de livros.”
Raquel Cozer, Folha de S.Paulo, 30/05/2015

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