Descrição

Um dos grandes temas da literatura, o adultério, recebe em A mulher de Gilles, de Madeleine Bourdouxhe (1906-1996), um tratamento delicado e pungente, com ponto de vista marcadamente feminino. Inédita no Brasil, a autora belga foi uma militante pelos direitos da mulher e citada por Simone de Beauvoir em sua obra mais célebre, O segundo sexo. Entre as peculiaridades do lançamento da CARAMBAIA estão sua ambientação no enfumaçado meio operário de Liège, às vésperas da Segunda Guerra, e a atitude de aceitação – quase cumplicidade – de Élisa, a protagonista, frente à natureza rude de seu marido. A edição tem tradução da premiada Monica Stahel e posfácio de Michel Thorgal, pseudônimo de Raoul Vaneigen, um dos ideólogos dos protestos de maio de 1968 na França.

No simples mas surpreendente enredo, Gilles se aproxima de Victorine, irmã de sua esposa Élisa, enquanto o tempo de Élisa é consumido pelos cuidados com as filhas gêmeas e por uma gravidez adiantada. Movida pela desconfiança, Élisa tem suas suspeitas confirmadas, mas assume uma posição inesperada. Conforme a trama avança, a complexidade das ações e sentimentos dos personagens caracteriza o romance como uma verdadeira obra-prima no tratamento do ciúme, da paixão, do desejo.

O que os três personagens têm em comum são os impulsos gerados pelo desejo, que “nasce assim, de um nada” e insiste em durar, mesmo que, no caso de Élisa, implique solidão.

“A alegria de amar está condenada à angústia de se extinguir”, escreve Thorgal no posfácio. Quanto a isso, a história da protagonista toma contornos sociais. “Tudo é disposto pela sociedade para que a parte essencial da vida tenha cor de doença e de morte.”

Autor(a)

Madeleine Bourdouxhe nasceu em Liège, a terceira maior cidade da Bélgica. No início da Primeira Guerra Mundial, ela e a família mudaram-se para a França, passando por várias localidades até se estabelecerem em Paris. Em 1918, com o fim do conflito, voltaram a viver na Bélgica. A futura escritora estudou filosofia na Universidade Livre de Bruxelas e trabalhou como secretária vitalícia da Libre Académie de Belgique (Fondation Picard). Em 1927, casou-se com o professor de matemática Jacques Muller, vínculo que se manteve até a morte dele, em 1974.

A filha do casal nasceu em 1940, no mesmo dia da invasão da Bélgica pelos alemães. Durante a Segunda Guerra, Bourdouxhe dissociou-se da editora Gallimard e se recusou a publicar seus livros por editoras que colaborassem, de alguma forma, com os ocupantes nazistas. A autora fez parte da Resistência belga e, numa segunda temporada em Paris, conviveu com os escritores Simone de Beauvoir, Raymond Queneau, Paul Éluard e Jean-Paul Sartre e os pintores René Magritte e Paul Delvaux. Em 1943, publicou o romance À la recherche de Marie, também analisado por Beauvoir.

Além dos livros citados, Bourdouxhe publicou, entre outros, Sous le Pont Mirabeau (1944) e Les temps passés (1956). Na década de 1980, ocorreu um interesse renovado por sua literatura, resultando em reedições e traduções de sua obra. Nas últimas décadas, o fenômeno se repetiu fora do espaço francófono, ao ter sua obra vertida para o inglês.

A autora não se importava muito em manter uma carreira literária. “Coloquei o prazer de me expressar de acordo com meus sentimentos bem acima da preocupação em ser publicada”, disse. “Uma vez o livro escrito, eu deixava de me interessar por ele.” Seu primeiro romance, Vacances, nunca chegou a vir a público. E A mulher de Gilles foi lançado por insistência do cultuado editor e escritor Jean Paulhan, que se entusiasmou ao lê-lo.

Madeleine Bourdouxhe morreu em Bruxelas em 1996, de causas naturais.

Ficha Técnica

Informação Adicional

Ocultar preço N/A
PDF primeiras páginas N/A
Dimensão (cm)
Peso (g)
Ano de Publicação 2023
Número de Páginas
Encadernação e Acabamento
ISBN 978-65-5461-037-7
Escritor(a) Madeleine Bourdouxhe
Tradutor(a) Monica Stahel
Ensaísta(s) Michel Thorgal (Raoul Vaneigen)
Designer
Ilustrador(a)
Idioma Original Francês
tradutor ensaio

Talvez você se interesse por estes produtos

Formas de Pagamento

formas de pagamento

Livro Acessível

Selos de Segurança

selo segurança - site seguro

Aguarde...

ou
ou