Descrição
-
Considerado um dos principais contistas da literatura latino-americana, Julio Ramón Ribeyro (1929-1994) forma, com Mario Vargas Llosa e Alfredo Bryce Echenique, o trio de principais prosadores do Peru no século xx. No entanto, Ribeyro, um eterno tímido e amante da solidão, se via como uma exceção nesse panorama. “Entendo que me distancio da narrativa épica de outros autores latino-americanos que escrevem sobre os grandes conflitos sociais”, disse numa entrevista. “Creio que mostro uma faceta pouco conhecida, porém real, da vida cotidiana.”
Ao ter como tema as esperanças e frustrações da classe média urbana, quase sempre de Lima, Ribeyro atinge a perfeição de uma linguagem cristalina, direta e de humor sutil, muitas vezes melancólico. Esse estilo delicado se encontra em sua expressão mais madura na coletânea de contos Ausente por tempo indeterminado, com tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht e posfácio do chileno Alejandro Zambra, um dos admiradores mais devotos de Ribeyro.
A linguagem sem sobressaltos une temas diversos nas histórias do livro. No conto-título, um escritor tenta prosseguir a feitura de um romance ao se afastar da vida boêmia em Lima. O autobiográfico “Só para fumantes” é um relato tragicômico do vício do tabagismo, seus prazeres e horrores. Em “Chá literário”, um grupo de senhoras discute os atributos literários de um jovem autor. No surpreendente “A solução”, um escritor especula sobre diferentes composições para uma história de adultério. “Cena de caça” esconde em suas descrições suaves acontecimentos intrigantes. A aproximação com o fantástico também se encontra em “Nuit caprense cirius illuminata”, uma insólita história de amor. Já “Conversa na praça”, é um diálogo beckettiano entre um homem de “intuições geniais” e seu amigo gozador. E “A casa na praia” narra a difícil busca de isolamento de dois artistas.
“Sou um escritor de fragmentos”, disse Ribeyro numa entrevista, o que se aplica tanto aos contos como aos aforismos reunidos em Prosas apátridas (1975) e em suas memórias La tentación del fracasso [A tentação do fracasso], título bem-humorado que se refere ao modo de vida do escritor, ao mesmo tempo disciplinado e errático.
A versão original peruana, de 1987, desta coletânea tem o título Solo para fumadores, como o conto que abre o volume. Em 2007, foi publicada no Brasil uma antologia de Ribeyro sob o mesmo título, porém composta de uma seleção distinta de contos. A CARAMBAIA optou por intitular esta edição de Ausente por tempo indeterminado, para evidenciar que são obras diferentes.
Autor(a)
-
O peruano Julio Ramón Ribeyro (1921-1994) escreveu contos, romances ensaios e peças. Considerado um dos maiores contistas da América Latina, tem como forte marca de seu trabalho a mistura da crítica social à fantasia. Estudou letras e direito na Universidade Católica de Lima e mudou-se para Europa, fixando-se em Paris para trabalhar primeiro como jornalista e depois como assessor cultural da unesco. Teve seus livros traduzidos para muitas línguas e recebeu uma série de prêmios, entre eles o prestigioso Juan Rulfo, em 1994. No Brasil, estão publicados Os urubus sem penas (Moinhos, 2021) e Prosas apátridas (Rocco, 2016).
Ficha Técnica
-
Informação Adicional
Ocultar preço Sim PDF primeiras páginas N/A Dimensão (cm) Peso (g) Ano de Publicação 2022 Número de Páginas Encadernação e Acabamento ISBN 978-85-69002-99-4 Escritor(a) Julio Ramón Ribeyro Tradutor(a) Ari Roitman Ensaísta(s) Alejandro Zambra Designer Ilustrador(a) Idioma Original Espanhol tradutor ensaio Saiu na Imprensa
-
"Coletânea de escritor peruano retrata pequenos dramas do cotidiano desgastado e personagens em constante busca por assentamentos e exílios."
Bianca Tavolari, Revista 451, 19/04/2023
Talvez você se interesse por estes produtos
-
Ausente por tempo indeterminado
Julio Ramón Ribeyro
R$ 99,90