Descrição
-
Leitores de todas as idades conhecem o personagem. Com seus olhos tão grandes, sua boca tão profunda, seus dentes tão afiados e um fôlego capaz de derrubar casas de palha e de madeira com um só sopro, o famoso e astuto Lobo Mau aparece nesta história com uma novidade: está com uma dor de dente insuportável.
Famoso por estar sempre tentando enganar os outros, o vilão precisa agora de ajuda. E, desesperado, ele terá de apelar para velhos conhecidos: os Três Porquinhos, os Sete Cabritinhos, a Vovó da Chapeuzinho Vermelho… Até o leitor será convocado a participar.
Lobo Mau com dor de dente, de Daniel Kondo, revisita contos conhecidos por leitores de várias gerações. Nesta história, apresentada em volume em capa dura, o desenho ultrapassa o limite das páginas e o próprio livro se torna parte da narrativa. Se, normalmente, o leitor abre um livro virando a capa de um lado para outro, nesta obra ele precisará girá-lo para manusear as páginas no sentido de baixo para cima. E logo perceberá que o volume assume a forma da boca do Lobo Mau.
Autor do texto, ilustrações e projeto gráfico, Daniel Kondo conta que se inspirou na arte de dois designers gráficos japoneses: Ikko Tanaka e Kazumasa Nagai. “São artistas que elevaram seu trabalho visual ao status de arte”, explica. Tanaka explora a síntese das formas como elemento narrativo, a cor na construção de emoções e a liberdade de expandir o desenho para além das páginas do livro. Nagai explora em seus desenhos de animais os traços bem definidos e angulosos que resultam em olhares penetrantes e formas que causam estranhamento.
Descendente de japoneses por um dos lados de sua família, Kondo explica que a obra homenageia também o mestre Katsushika Hokusai, que manteve viva a tradição do ukiyo-e, um estilo de arte que conta a história do Japão de sua época (o século XIX) e também a de criaturas fantásticas – como os personagens dos contos clássicos revisitados por este livro que interage com o leitor.
Autor(a)
-
Daniel Kondo é artista gráfico e autor de literatura infantojuvenil, com mais de cinquenta livros publicados. Dentre os prêmios e menções que já recebeu, destacam-se o prêmio Jabuti, que ganhou com o livro Sonhozzz(2020), parceria com a escritora Silvana Tavano; e a menção honrosa com TCHIBUM! (2010), na Feira de Bolonha, na Itália. Nos últimos anos, lançou obras em parceria com grandes nomes da MPB, como Lulu Santos, no livro Lulu traço e verso(2021); Gilberto Gil, Andar com fé(2022); e Djavan, Açaí + Seca(2024).
Ficha Técnica
-
Informação Adicional
Ocultar preço Não PDF primeiras páginas N/A Dimensão (cm) 14,8 x 28,7 x 1,5 Peso (g) 320 Ano de Publicação 2024 Número de Páginas 48 Encadernação e Acabamento Capa dura laminada ISBN 978-65-5461-079-7 Escritor(a) Daniel Kondo Tradutor(a) Ensaísta(s) Designer Daniel Kondo Ilustrador(a) Daniel Kondo Idioma Original Português tradutor ensaio