Descrição

Uma das mais famosas e perturbadoras obras de Tolstói, Sonata Kreutzer vem acompanhada de um texto que o autor escreveu para esclarecer o conteúdo da novela e posfácios assinados pelo tradutor e por Mário Luiz Frungillo

Na novela de Tolstói, Pózdnychev conhece o narrador durante uma viagem de trem. Não demora para que ele informe ter matado a esposa. A seguir, passa a expor suas convicções sobre o amor e o casamento, de maneira clara e brutal. Para ele, as mulheres, privadas de direitos, "se vingam agindo sobre nossa sensualidade, prendendo-nos em sua rede". Quanto aos homens, fingem que a dissipação não existe e passam a crer que são pessoas morais. Como toda grande obra de arte, Sonata Kreutzer é complexa e ambígua, ao pôr na voz de um assassino ideias de pureza em que o autor acreditava. A diatribe contra as concepções dominantes de amor e família suscitou numerosas respostas à novela e sua proibição na Rússia e nos Estados Unidos.

 

Autor(a)

Lev Tolstói (1828-1910) é um dos mais importantes escritores da literatura universal, autor de clássicos como Guerra e paz e Anna Kariênina. Nascido em uma família aristocrática, obteve reconhecimento ainda jovem, com sua trilogia autobiográfica, Infância, Adolescência e Juventude. Sua ficção também engloba histórias curtas, como A morte de Ivan Ilitch e Felicidade conjugal, além de peças e ensaios filosóficos. Adepto do pacifismo, Tolstói fundou 13 escolas para crianças camponesas em sua propriedade. Na década de 1870, o escritor passou por uma profunda crise moral e espiritual, transformando-se num fervoroso anarquista cristão.

Em 1910, aos 82 anos, Tolstói deixa a casa familiar, sendo acompanhado por seu médico e uma das filhas. Morre dez dias depois numa estação ferroviária.

Ficha Técnica

Informação Adicional

PDF primeiras páginas N/A
Dimensão (cm) Não
Peso (g) Não
Ano de Publicação 2022
Número de Páginas Não
Encadernação e Acabamento Não
ISBN 978-65-86398-88-5
Escritor(a) Lev Tolstói
Tradutor(a) Irineu Franco Perpetuo
Ensaísta(s) Irineu Franco Perpetuo, Mário Luiz Frungillo
Designer Não
Ilustrador(a) Não
Idioma Original Russo
tradutor_ensaio Não

Formas de Pagamento

formas de pagamento

Livro Acessível

Selos de Segurança

selo segurança - site seguro

Aguarde...

ou
ou