Descrição
-
Da aclamada escritora Atinuke, o best-seller Anna Hibiscus apresenta ao leitor as histórias de uma garotinha que vive com sua família numa megacidade da Nigéria contemporânea, desafiando os estereótipos estrangeiros sobre o continente.
Anna Hibiscus mora na África, a maravilhosa África, com seus pais, os irmãozinhos gêmeos, a avó e o avô, as tias e os tios e muitos, muitos primos. Eles vivem numa casa branca enorme, com muitos quartos e varandas, rodeada por um lindo jardim, dentro de um condomínio. Fora dele, há uma cidade fabulosa e barulhenta, com lagoas e pontes e estradas, com arranha-céus e favelas.
Leitores fluentes ou em leitura compartilhada podem acompanhar as aventuras de Anna Hibiscus enquanto ela mergulha no mar, se prepara para encontrar uma tia que vive do outro lado do oceano, resolve vender laranjas ou conta seu sonho de ver a neve.
Sinopses
Em As férias de Anna Hibiscus, Anna Hibiscus está em sua África, maravilhosa África, numa cidade fabulosa, com seus pais, seus irmãozinhos gêmeos, a avó e o avô, as tias e os tios e muitos primos. Até o dia em que seus pais decidem sair de férias. E, para desespero dela, seus pais dizem que só vão partir apenas pai, mãe e filhos – sem o resto da família! Será que ela vai se divertir, numa praia de areia branquinha, sem primos, tios e avós por perto?
Titia Conforto. A casa de Anna Hibiscus é enorme e tem muitos quartos e varandas. Sua família faz tudo de acordo com os costumes africanos, tanto os tradicionais como os modernos. Todo mundo come com as mãos e usa aquelas roupas bem coloridas. Menos a titia Conforto, que vive lá do outro lado do oceano, nos Estados Unidos. Mas daqui três semanas ele voltará para uma visita. É hora de organizar tudo para recebê-la com muita festa!
Anna Hibiscus vende laranjas. Há milhões e milhões de pessoas na cidade de Anna Hibiscus, que é sempre agitada, barulhenta e ruidosa. Mas, dentro do condomínio onde Anna Hibiscus mora, é tudo sempre tranquilo, tranquilo. Depois que titia Conforto volta para os Estados Unidos, os primos mais velhos passam o dia na escola, e as tias e tios, no trabalho. Anna Hibiscus, entediada, observa, do outro lado do portão, a gritaria das garotas vendendo laranja e banana-da-terra em cestas apoiadas na cabeça. Até que resolve se juntar a elas.
Doce neve. Anna Hibiscus nunca viu a neve. Nem ninguém da sua família, porque na Maravilhosa África não neva. Só a mãe de Anna Hibiscus conhecia a neve. Isso porque ela nasceu no Canadá. Até que, um belo dia, Anna Hibiscus acorda e... seu quarto estava todo branco. “Neve!”, Anna Hibiscus gritou, enquanto seus irmãozinhos rasgavam os travesseiros. Será que ela vai realizar seu sonho e ver neve de verdade?
Como nasceu Anna Hibiscus
A nigeriana Atinuke começou a carreira como contadora de histórias tradicionais da África e da diáspora para plateias de crianças, jovens e adultos em festivais literários, escolas e teatros em vários países. Nessas ocasiões, com frequência era questionada sobre como tinha sido sua infância – que, como imaginava seu público, fora rodeada de animais selvagens e pobreza. “Meu livro Anna Hibiscus foi a minha resposta”, conta a autora.
A encantadora personagem, que rendeu uma série com oito livros, vários prêmios, sucesso de público e crítica na Inglaterra e, mais recentemente, nos Estados Unidos, vive numa megacidade, frequenta a escola, assiste à televisão, usa o celular, viaja de avião para visitar parentes no exterior e, ao mesmo tempo, veste as roupas, come as comidas e segue os costumes tradicionais africanos. “Ela não vive rodeada por animais, mas por trânsito, aviões, e todo tipo de barulho de uma grande cidade africana”, explica Atinuke.
Sobre a edição
Anna Hibiscus foi escrito pela premiada autora Atinuke, que nasceu na Nigéria e hoje vive no País de Gales; foi ilustrado por Lauren Tobia, que vive numa casa pequena na Inglaterra; e traduzido por Carolina Cândido, uma brasileira que vive em Portugal.
Consultoria editorial: Renata Penzani
Edição de texto: Julia Bussius
Revisão: Ricardo Jensen de Oliveira, Ana Alvares e Tamara Sender
Autor(a)
-
Atinuke nasceu na Nigéria e morou com a extensa família de seu pai em Ibadan, depois foi para Lagos. Fez parte dos estudos na Inglaterra, onde se formou em Literaturas de Língua Inglesa do Commonwealt. Além da série dedicada a Anna Hibiscus, Atinuke escreveu mais de vinte livros para crianças, quase todos situados na sua Nigéria natal. Entre outros prêmios, em 2024, recebeu o British Book Awards na categoria não ficção para crianças com o livro Brilliant Black History. Em 2023 e 2024 foi indicada ao prestigioso Astrid Lindgren Memorial Award. Sua obra ainda é inédita no Brasil.
Lauren Tobia é ilustradora de livros para crianças e autora de livros ilustrados. Formada em ilustração na University of the West of England, ela é conhecida por seu trabalho na premiada série Anna Hibiscus de Atinuke, e também pelas séries Happy In Our Skin de Fran Manushkin, e Let’s Go…, de Caryl Hart. Seu primeiro livro ilustrado é Oscar’s Tower of Flowers.
Ficha Técnica
-
Informação Adicional
PDF primeiras páginas Clique aqui para visualizar Dimensão (cm) 21 x 13,8 x 1,0 Peso (g) Ano de Publicação 2024 Número de Páginas 116 Encadernação e Acabamento Brochura com orelhas com verniz UV no título ISBN 978-65-5461-080-3 Escritor(a) Atinuke Tradutor(a) Carolina Cândido Ensaísta(s) Designer Ilustrador(a) Lauren Tobia Idioma Original Inglês (Nigéria) tradutor ensaio Saiu na Imprensa
-
“Cativante e cheio de vida. Retrata muito bem como é ser uma garotinha em qualquer canto do mundo.”
— The Guardian
“Uma história de felicidade contagiante que começa discreta e cresce de maneira irresistível. A comunidade dela é descrita de uma linda forma. Um livro que vai pôr – e deixar – um sorriso no seu rosto.”
– The Observer
“Uma leitura envolvente que nos ensina a apreciar as alegrias da vida africana.”
– The Echo
“Em seu primeiro romance, a contadora de histórias Atinuke nos guia pela vida moderna e multicultural de Anna, enquanto as ilustrações evocativas de Lauren Tobia se espalham pelo texto.”
– Juno